sobre-1

Aprender fazendo: Os benefícios da Educação Maker

Simetria_Sala_Maker (20)

A educação maker é uma abordagem de aprendizagem que enfatiza a criação, experimentação e exploração por meio de projetos práticos. Com o avanço da tecnologia e as rápidas mudanças no mercado de trabalho, a educação maker tornou-se cada vez mais importante no século XXI, pensando não somente nas profissões do futuro, mas no exercício pleno da cidadania.

No Colégio Simetria, contamos com uma sala maker totalmente equipada com ferramentas pensadas para o nosso contexto, os objetivos das nossas aulas e focados nos projetos criados pela autoria dos nossos alunos. Acreditamos em uma educação científica, criativa e tecnológica para todas as idades.

Confira 3 benefícios da educação maker para a aprendizagem:

1. Melhora a criatividade e a resolução de problemas: A aprendizagem maker pode ajudar a melhorar a criatividade e a resolução de problemas, uma vez que permite aos alunos explorarem seus próprios interesses e ideias e desenvolver habilidades em várias áreas, como design, programação, eletrônica e fabricação. De acordo com um estudo publicado na revista “Journal of Research in STEM Education”, a aprendizagem maker pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de resolução de problemas e criatividade, uma vez que os alunos precisam encontrar soluções para projetos que muitas vezes não possuem respostas óbvias ou soluções pré-definidas.

2. Desenvolve habilidades de colaboração: A aprendizagem maker pode ajudar a desenvolver habilidades de colaboração, uma vez que frequentemente envolve trabalhar em equipe para criar projetos. Segundo um estudo publicado na revista “Technology and Engineering Teacher”, a aprendizagem maker pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de colaboração, como a comunicação efetiva e a resolução de conflitos, uma vez que trabalhar em equipe requer uma série de habilidades sociais e emocionais.

3. Aumenta a motivação e o engajamento: A aprendizagem maker pode aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, uma vez que permite que os alunos sejam mais ativos e envolvidos em seu próprio aprendizado. Um estudo publicado na revista “Computers & Education” descobriu que a aprendizagem maker pode ajudar a aumentar a motivação e o engajamento dos alunos em relação à aprendizagem STEM, uma vez que os alunos podem ver como suas ideias e projetos podem ter um impacto real no mundo.

Em resumo, a educação maker pode ser uma abordagem valiosa para aprimorar habilidades essenciais, preparando os alunos para os desafios do mundo atual, além de despertar o interesse e a curiosidade para a exploração, experimentação e inovação, levando a uma formação mais completa e preparada para enfrentar os desafios futuros.

Referências:
Schunn, C. D., Silk, E. M., & Lehman, J. D. (2017). The impact of makerspaces on creativity and problem solving for K-12 students. Journal of Research in STEM Education.

Martin, L. M., & Martin, C. (2015). Making to Learn: Introducing the Maker Mindset to Support Student Agency, Creativity, and Innovation. Technology and Engineering Teacher.

Keune, A., & Wimmer, M. (2019). Investigating the Impact of Makerspaces on Student Motivation in the Context of STEM Education. Computers & Education.