sobre-1

A importância das habilidades socioemocionais na escola: Evidências Científicas

IMG_9374

As habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento humano, e sua importância tem sido cada vez mais reconhecida pela comunidade científica. Estudos apontam que o desenvolvimento dessas habilidades é importante em todas as idades, e que a escola é um ambiente propício para trabalhá-las.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que as habilidades socioemocionais são tão importantes quanto as habilidades cognitivas para o sucesso acadêmico e profissional. Segundo os pesquisadores, as habilidades socioemocionais são responsáveis por prever a satisfação com a vida, o bem-estar e o sucesso financeiro dos indivíduos.

Outro estudo, conduzido pela Universidade de Columbia, também nos Estados Unidos, apontou que a habilidade de se relacionar bem com outras pessoas é uma das mais importantes para o sucesso na vida adulta. Segundo a pesquisa, a capacidade de se relacionar bem com os outros é um fator determinante para a realização em diferentes áreas da vida.

Por fim, uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, mostrou que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode contribuir para reduzir comportamentos de risco, como o consumo de drogas e a prática de atividades ilegais. Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ajuda a construir a resiliência e a capacidade de lidar com situações difíceis, o que reduz a probabilidade de envolvimento em comportamentos de risco.

Como vimos, as habilidades socioemocionais são fundamentais para a autogestão e a felicidade na vida. A escola é um ambiente cheio de possibilidades para o desenvolvimento dessas habilidades, que podem ser trabalhadas em todas as idades. E é por isso, que no Colégio Simetria, tornamos um pilar fundamental a inclusão de atividades, ações e projetos que visem o desenvolvimento socioemocional dos nossos estudantes em nosso currículo.

Fontes:

Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., & Schellinger, K. B. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: a meta-analysis of school-based universal interventions. Child development, 82(1), 405-432.

Jones, S. M., & Bouffard, S. M. (2012). Social and emotional learning in schools: From programs to strategies. Social policy report, 26(4), 1-33.

Kostelnik, M. J., Soderman, A. K., Whiren, A. P., & Rupiper, M. A. (2011). Developmentally appropriate curriculum: Best practices in early childhood education. Pearson.